Percurso

Percurso

 

Na minha infância aconteceu muitas vezes a minha mãe pegar-me na mão, conduzir-me até à janela do quarto e depois ficarmos ali, de narizes encostados à vidraça, a olhar para uma serra muito verde que tinha lá no alto um palácio cor-de-rosa com muitas torres. Dizia que era o nosso palácio encantado. Eu, guiada pelo gesto do seu dedo indicador, fixava o meu olhar naquele lugar de magia e mistério e deixava-me embalar nas histórias que ela me contava. Faz de conta que ali vivem reis, príncipes e princesas… Faz de conta que na serra existem fadas… Faz de conta que ela é habitada por duendes que cuidam dos jardins e que à noite visitam os sonhos dos meninos… e visitavam muitas vezes os meus sonhos.

Hoje, materializo muitas dessas figuras dos sonhos nos tecidos que pinto e que vou costurando. Peças criadas num pequenino atelier onde tintas e pincéis, linhas e botões, desenhos e tecidos, muitos, muitos tecidos com diferentes cores e padrões se amontoam em prateleiras que se estendem até ao tecto, numa espera, que se quer breve, para dar vida a personagens de um mundo imaginário. Nesta oficina do faz de conta parece já não haver espaço para mais nada, excepto para uma coisa – a imaginação.

Nesta casa de uma só janela, todos os dias se dá forma, nos tecidos, a simpáticas figurinhas habitantes do reino da magia. O Jasmim e a Margarida vêem de lá. São dois irrequietos duendes que habitam o 5.º andar de um velho tronco de plátano plantado mesmo, mesmo no centro da Floresta Encantada, a que rodeia o palácio cor-de-rosa.

Todos os dias, à hora que nenhum relógio consegue registar, apanham boleia do caracol Pé-de-Vento e, num abrir e fechar de olhos, aí estão eles prontinhos a servirem de modelo às peças que por aqui se fazem.

Na oficina A passo de caracolÒ, dia após dia, a imaginação e a fantasia acontecem.

Vão estando atentos!

1 Response so far »

  1. 1

    Ana Canhoto said,

    Cara Amiga,

    É com todo o carinho que tenho por ti que finalmente te vejo mostrar ao mundo, sem complexos nem receios, um pouco do que tu és. Através de um Jasmim e de uma Margarida eu encontro a personificação dos teus sonhos e dos teus projectos de vida. “A passo de caracol” (tem de ser aspas porque nos comentário não consigo colocar a marca registada) vais vivendo num mundo que afinal é sempre “do faz de conta”, pois é nesse espaço e tempo de imaginação que todos nós brincamos à vida real. É minha opinião pessoal que o nosso sucesso neste mundo depende dessa capacidade (que tu tens e apenas esteve envergonhada e escondeu-se atrás de uma árvore … talvez de um plátano) de imaginar que vivemos numa “Floresta Encantada” como o Jasmim e a Margarida (cit. C. Gomez). QUE A FANTASIA TE ACOMPANHE SEMPRE! Atrás dela vêm o sucesso que tu tanto mereces!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: